Sejam bem vindos caros engenheiros!
Com o objetivo de trazer um cenário amplo da aplicação das estacas, explanaremos o processo de construção dos blocos de fundação sob as estacas.
O bloco de fundação tem como principal função transferir as cargas recebidas da estrutura para as estacas por meio de `bielas` que nada mais são do que elementos de concreto comprimido criados pela fissuração. Este ainda auxilia para a locação correta dos pilares, chumbadores, correções de pequenas variações de excentricidade da estaca.
A armadura do bloco se da por um conjunto em aço que trabalha os esforços de tração recebidos pelo bloco, são colocados estribos horizontais fechados para o espaço do fendilhamento e estribos verticais que auxiliam nas etapas construtivas de amarração da armadura.
Após a efetiva concretagem das estacas foram realizadas escavações para ser atingida a cota de fixação dos blocos, este processo é denominado de arrasamento das estacas e consiste no desgaste/corte do concreto das estacas até o nível desejado.
Processo de arrasamento das estacas |
Feito o arrasamento das estacas foi realizada a verificação da excentricidade da estaca com o auxílio de equipamento de medição, a aceitação de variação da excentricidade descrita em projeto foi de 10% (do diâmetro da estaca) para as estacas escavadas.
Verificação de excentricidade da estaca |
Vista superior das estacas arrasadas
Após realizada as verificações nas estacas, inicia-se a montagem efetiva dos blocos, tendo este as seguintes etapas construtivas:
1- Montagem das formas dos blocos sob as estacas;
2- Colocação das armaduras;
3- Concretagem dos blocos;
Projeto de armação dos blocos |
Caros engenheiros, Dicas e Vigas fica por aqui, esse blog teve como objetivo mostrar os processos envolvidos na fase de fundações, as visitas a obra foram fundamentais para entendermos na pratica esta importante etapa da construção!
Agradecemos a todos pela atenção, e aos Engenheiros que nos permitiram visitar a obra e cederam os projetos e detalhes do empreendimento (obrigada Rodrigo e Reinaldo) e não podemos esquecer o mestre de obras Braz Everaldo que foi tão solicito e atencioso em nossas visitas.
Mãos a obra!
Integrantes do grupo com o mestre de obras da construtora- (esquerda para direita- Lucas , Felipe , Carolina e Braz)
Nenhum comentário:
Postar um comentário