27 de maio de 2016

Estaca Escavada: Projeto e Execução.


Em nossa primeira visita observamos o inicio da realização das estacas escavadas.
As estacas foram dimensionadas para suportar as cargas da casa de bombas da piscina e o muro aos fundos do empreendimento. Devido ao terreno ser um aterro, houve a necessidade da estaca ser mais profunda, atingindo as camadas mais resistentes do solo conforme resultado obtido em sondagem previamente realizada.
É essencial antes do inicio das perfurações realizar a analise critica de todos os projetos envolvidos e que possam ter impactados, os projeto de sondagem, fundações, estrutura e de elétrica (pontos de aterramento) foram avaliados.

Abaixo alguns projetos do local visitado











Projetos de fundação e estrutura

Inicialmente, foi contratada uma equipe de topografia para a demarcação dos eixos das estacas no terreno através de piquetes.

Em seguida, foi mobilizado a perfuratriz, modelo sobre Esteiras Drill Power T10 Estaca Escavada, até os pontos demarcados, garantido o alinhamento do eixo da perfuratriz com o eixo da marcação.

Marcação dos pontos através dos piquetes.


Start da máquina: A máquina vai perfurando o solo em intervalos de um metro e retirando o excesso. Essa ação é repetida até atingir a cota necessária, no caso da obra, a cota de 10m. 

                                     
Após a perfuração, local onde será concretada a estaca. Neste momento, a perfuratriz é retirada do local e é posicionado o mangote para realizar a concretagem.


Concretagem sendo realizada.


Após atingir 7m de concretagem, a equipe prepara a armação da estaca para ser colocada. É um momento que exige bastante atenção, sendo necessária ficar atento com cota de topo e deixar os arranques na posição correta, descendo a armadura até a altura solicitada.

Foi realizado a concretagem dos metros restantes e finalizada a execução.

Esperamos ter conseguido exemplificar, de maneira clara e sucinta, o processo de execução de uma estaca escavada e estamos a disposição para esclarecer qualquer dúvida!

Mãos à Obra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário